segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Blue Chips não são a solução

Quem nunca viu fundos de banco atrelados à Petrobras e Vale?A maioria do povo acha que essas empresas dão um lucro enorme e que será pra sempre...errado!!!

Blue Chips,para quem não sabe,são empresas com grande patrimônio e que movimentam um grande volume de ações na Bolsa de Valores.As principais hoje em dia são Petrobras(PETR4),Vale do Rio Doce(Vale5)e Ambev(AMBV4).

-Ora,estas empresas nunca vão quebrar!
-Talvez não,mas quem disse que vão ter bons rendimentos para sempre?

Por exemplo,vocês conhecem a Paranapanema?Essa empresa ainda existe e,por um bom período de tempo,foi a empresa com o maior volume de ações negociadas na Bovespa e tinha um patrimônio enorme.Mas a empresa começou a ter problemas operacionais,dívida crescente e vários outros fatores,até que hoje ninguém se lembra dela e a sua cotação quase sempre cai.

Eu não me surpreenderia se mesmo a poderosa Petrobras chegasse à esse mesmo fim no futuro(ainda mais com o início dos problemas que ela começa a apresentar devido à intervenção do governo...)próximo ou não.

As Blue Chips podem ter bons lucros,óbvio.Mas exatamente por terem crescido tanto,outras empresas médias ou pequenas(Mid e Small Caps)geralmente apresentam um crescimento maior e,se bem administradas,mais frequentes que das Blue Chips.Invista em ações delas e o tempo para você alcançar a independência financeira com certeza será menor!;)

17 comentários:

  1. Teoricamente as bloe chips tem oscilação menor que as smalls... Mas a Petro oscula demais, parece um boi bravo... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Petrobras não rende tanto quanto poderia pois o governo se utiliza dela.Por exemplo,não deixam o preço da gasolina aumentar nos postos pra inflação não subir e poderem continuar cortando a taxa de juros...

      Excluir
  2. As grandes empresas com a petrobras e vale ja cresceram tudo que tinham que crescer a tendencia agora e elas cresceream ao ritmo da selic e olhe la, o futuro pertence as small caps, mas por outro lado essas empresa sao as mais arriscadas, mas se a escolha for bem feita o investidor colhera muitos frutos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É reconfortante pensar que podemos estar investindo nas Small Caps que podem ser as próximas Petrobras e Vale!;)

      Excluir
  3. O segredo são os fundamentos da empresa e só. Petrobrás é modismo e mídia. Vale tem bons fundamentos. Paranapanema um dia teve bons fundamentos, quando foi deixando de ter era o momento dos investidores terem abandonado o barco.

    É impossível prever o futuro. Nós investidores temos que nos orientar por fatos , não pela mídia, não por modismo nem por nada que não seja os dados oriundos dos balanços. Essa é a única forma de termos certeza de estarmos comprando boas empresas.

    Abraço amigos!

    ResponderExcluir
  4. Talvez quando a Petrobras for uma merda como a Paranapanema as pessoas deixem de investir baseadas na mídia...eu espero.
    A Vale deve demorar um pouco para se recuperar completamente,mas o grosso do ritmo de crescimento dela já passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq o grosso do ritmo dela já passou? Baseado em q isso?

      E se amanhã o país XPTO começar a importar minério loucamente?

      Excluir
    2. Pelo fato de a China ter um caralho de minério de ferro estocado e já ter um estoque de dois anos para a sua produção interna.Ninguém,nem a Vale,pode competir com a China.

      Excluir
  5. Para eu que tom iniciando cite algumas smal caps. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso simplesmente sair citando assim schwam.A escolha deve ser sua,analisando os fundamentos das empresas e se é um bom momento de entrada.Não quero parecer rude,mas se você tivesse perdas,adivinha em quem ia cair a culpa?

      Excluir
    2. Valeu amigo, a idéia dde citar algumas,era só para eu ter idéia de: como sei que elas sãoconsideradas smal caps. To lendo muito e pretendo começar a investir na bolsa somente a partir do ano que vem após ter montado um radare muita pesquisa.

      Excluir
  6. Exato, eu lembro vagamente da Paranapanema, acho que até 2004 ou 2005 era a bola da vez, o problema é que as pessoas esquecem que independente do tamanho elas continuam sendo empresas e como qualquer outra uma falha da administração pode levar meses de prejuízos, ou seja tem todos os problemas que uma empresa pequena e mais alguns por serem tão grandes, a diferença é que acabam sendo mais resistentes à crises pelo crédito e renome que possuem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É,mas quando quebram,é pra valer...o que não tem de desempregado por causa da Paranapanema não é mole.

      Excluir
  7. É estranho dizer que minério, cada dia temos menos minérios e mais necessidades deles.

    E petroleo, que sofre do mesmo 'mal'.

    Estejam no ápice do crescimento no Brasil.
    Não creio nisso.
    Não por entender de economia, mas por ser minha área de formação o que essas empresas produzem

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o comentário de Investindo em Ações, realmente, Petro e Vale estão na moda e os mais leigos, sempre dizem que investindo nestas duas empresas, mesmo que tenha algum prejuízo mas logo conseguirá recuperar, pois elas são muito sólidas.
    Realmente, elas são extremamente voláteis, as oscilações são muito bruscas e não me agrada investir nelas novamente.

    ResponderExcluir
  9. Vale e Petro? Estou fora! Não pela interferência do governo, até porque concordo ele deve agir para defender os interesses da população, ainda que a empresa ganhe menos. Estou fora porque sua ações tem valor alto e quase não anda. Gosto de ações com volatilidade, para ganhar alguma coisa nesse movimento rápido.

    ResponderExcluir