segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aparência importa para ganhar dinheiro?

Parece um tópico estranho(e é mesmo!XD)mas isso não muda um fato da vida:as pessoas vêem quem não cuida bem da aparência como desleixados e irresponsáveis.


Imagino que qualquer um aqui acharia que há algo errado com um colega de trabalho que parece não lavar o rosto nem tomar banho frequentemente,tira sujeira do nariz ou dos dentes em público e usa roupas muito casuais para trabalhar,certo?
Bom,foi exatamente isso que um conhecido meu pensou sobre um homem recém-contratado por meio de uma indicação.Aparentemente até o chefe dele hesitou em contratá-lo e só o fez pois confiava muito na referência.E foi uma grata surpresa descobrir que ele era ótimo fazendo o trabalho designado à ele.

Não estou dizendo que quem é desleixado consequentemente é ótimo no seu trabalho nem o contrário,mas sigam este raciocínio:caso você tivesse uma empresa(Corey,esquece a palavra ´caso`,tá?;) ) e aquele mesmo homem com barba por fazer,cabelo sem corte,chinelo de dedo e dentes sujos apresentasse um currículo para trabalhar nela e você não soubesse como ele trabalha,você o contrataria?...é,foi o que eu imaginei.

Claro que não é por ser metrossexual que você obrigatoriamente vai conseguir um emprego nem ser promovido mais rápido,mas cuidar da sua aparência(mesmo que o minimamente aceitável)vai melhorar a opinião dos outros sobre você,e isso já ajuda.
Fica como dica para quem é recém-formado e está à procura do primeiro emprego!;)

11 comentários:

  1. É complicado... Eu não sirvo muito de referência pq sou meio doido, então minhas opiniões não seguem um padrão, rsrs!

    Eu contrataria sem o menor problema se fosse para um cargo onde não houvesse contato com público, caso contrário infelizmente teria que deixar esse bom profissional passar.

    Por ser propriOtário, andar de bicicleta e ter meia dúzia de peças de roupas, sou fora do padrão, então até acharia interessante ter um ogro desses trabalhando pra mim, mas se fosse pra uma função de atendimento, não ia rolar.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XD Ótimo comentário!
      Realmente,se esse cara fosse ser atendente (ele não é) ele estaria fudido.
      Mas claro que mesmo contratado e sendo ótimo no trabalho dele,ele ainda é mal-visto pela aparência(nem adianta dizer pra ele cuidar melhor dele mesmo que ele ameaça se demitir!XD)

      Excluir
  2. Oi Rafa,
    aparencia não significa nada, mas vivemos em um mundo que as pessoas julgam, e como disse o corey, se o cara vai trabalhar com o publico, infelizmente isso complica um pouco.

    Em meu primeiro emprego trabalhei com um senhor muuuito estranho, que se vestia mal com ternos da dec de 70, não tinha um dente, fumava feito louco e era o exemplo da péssima educação, simplesmente foi o MELHOR profissional na área da informatica que conheci, um professor que me encaminhou na minha carreira, me ensinou muito na vida profissional e no final, foi quem me ensinou mais que ninguém q aparencia não diz nada :)

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que ser um bom ou mau profissional não depende da aparência,mas a maneira de as pessoas te verem sim.
      O que já não aconteceu de recém-formados não serem contratados por decidirem manter barba,bigode ou um corte de cabelo mais longo é impressionante!XD

      Excluir
    2. Hene recem formado deve se preocupar, e muito com a aparencia... depois q vc esta com a carreira definida, nome no mercado, ai é outra história ;)

      Excluir
  3. Olá Rafael,

    Sua pergunta é um paradoxo. Muitos vão falar que a aparência não importa. Mas vamos ser sinceros: se você tem dois candidatos à uma vaga, com o mesmo currículo, mas um com a aparência impecável e outro desleixado. Qual seria contratado?

    E está aqui uma pesquisa da Revista Exame que comprova o que acabei de afirmar: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-pesquisas-que-provam-que-aparencia-importa-sim-para-a-carreira

    E já vi várias outras em revistas de grande tiragem, como Época, Veja e Super Interessante.

    Como você mesmo disse. A aparência sozinha não vai te dar uma oportunidade profissional. Mas com certeza abre muitas portas!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você resumiu meu texto melhor que eu...tô me sentindo burro agora!XD
      Bom,sorte desse cara que eu falei que ele já tá estabelecido no emprego,porque se ele fosse procurar emprego assim,duvido que ele conseguisse.
      Nunca li seu blog Abastado.Vou passar lá agora!;)

      Excluir
  4. Engraçado trabalho com um cara que tem aparencia de porco, a mulher dele tem jeito de porca, eles andam com a mesma roupar durante a semana, andam de carros velhos pintados com pincel de rolinhos, olhanpara ele ninguém da nada, mas o salario dele é de 30 mil e da mulher e de 15 mil, tem investidos 8 milhoes de reais, mas não aparenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O_O
      Porra,meu...será que quando ficarmos ricos nó vamos ser assim também?XD

      Excluir
  5. No meu trabalho conheci duas pessoas que tem exatamente o perfil contrario e aprendi bastante com elas. Um cara e uma mina. Ambos de beleza natural grande, loiros de olhos claros, traços finos. Se vestem muito bem, como classe média alta de Sampa, falam muito bem, aquelas pessoas carismáticas que pegam amizade fácil com qualquer um!! Muito confiantes filhos de pais ricos. Os dois coincidentes foram despedidos aqui da empresa, depois de dois ou três anos ficou claro muitas incompetências. Conhecendo melhor os dois deu pra ver que profissionalmente são ruins, intelectualmente são limitados para tarefas ou assuntos mais elaborados, são pessoas medianas, apesar de serem muito inteligentes na psicologia das relações interpessoais, mas o que realmente me chamou a atenção é como eles conseguem ''abrir portas'' portas nas vidas deles usando esse cartão de visita... aparência destacada e carisma, pois tenho uma certa amizade e convivi bastante com eles e não era só no emprego que se beneficiaram disso. Foi algo que eu assimilei pra minha vida. Principalmente agora que estou trabalhando meu negocio próprio, que trabalho muito b to b é simplesmente ri-di-cu-lo como as pessoas dão de bandeja oportunidades pra pessoas de aparência destacada, parecem que querem ser vista ao seu lado. Sr. Foda Low Cost.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Foda Low Cost,não deveria se impressionar com isso.Algumas profissões como atendente de loja de roupas é OBRIGATÓRIO a pessoa ser bonita ou não consegue o emprego.
      E toda empresa tem pelo menos uma pessoa que tenta se dar bem fazendo amizade com todo mundo mas que se fode pois não sabe fazer o trabalho direito ( na área que eu trabalho isso é até comum )

      Excluir