sexta-feira, 15 de junho de 2012

Mineração:porto seguro?

Com a recente ascensão(e provavelmente temporária queda)da riqueza de Eike Batista,ídolo de 9 entre 10 investidores brasileiros,criou-se a ideia de que a mineração é uma garantia de lucro.Será mesmo?

Talvez para um empresário nato como o Eike até seja.Mesmo com alguns empreendimentos atrasados e perda de riqueza devido a alguns fatores como a queda do preço das ações do grupo X,seus negócios tem ótima perspectiva de retorno.

Mas e para nós,meros investidores que sonham em ter 0,1% da riqueza dele para atingirmos a independência financeira?Há dois métodos para tentar atingi-la com base na mineração:abrir uma mineradora ou investindo em minérios(seja com ações de mineradoras,compra de minério físico,títulos de ouro,prata e cobre...)

A primeira opção é de longe a mais arriscada,mas que pode oferecer maior retorno.O motivo do retorno é óbvio:o mundo precisa de minérios.Por exemplo,se você usa controle remoto,saiba que há um diamante nele.Vários circuitos de computador utilizam lítio ou prata hoje em dia.Sem cobre,a transmissão de energia elétrica seria impossível.
O risco?É difícil pra caralho sequer conseguir permissão de mineração.

-Mas Rafa,eu não posso retirar minérios do solo na minha propriedade?
-Se fosse possível,vários brasileiros seriam mineradores de nióbio(o Brasil possui 95% do nióbio do mundo espalhado pelo seu território)

Este é mais um dos casos ridículos de burocracia misturada a política neste país:existem praticamente apenas grandes mineradoras aqui porque cada um tem a posse de apenas 35 centímetros de subsolo abaixo de seu menor uso(no caso de residências,isso significa 35 centímetros abaixo dos alicerces).Para conseguir extrair qualquer minério abaixo desse ponto,é necessário estar afiliado a uma mineradora e pagar taxas de extração.É bem parecido com a lei do quinto utilizada pelos portugueses.

Já para áreas que não são de sua propriedade,é necessário abrir uma mineradora ou requerer a instalação da filial de uma mineradora já existente.Mas perguntem para o Eike Batista se isso é fácil:são precisos muito mais tempo de espera,alvarás,licenças ambientais e permissões especiais do governo para uma mineradora do que para uma empresa comum.Isso sem contar que alguns minérios como o nióbio não podem ser prospectados por pessoas não-ligadas ao governo(isso esbarra em irregularidades nacionais sobre a mineração,mas é muito difícil de explicar)

Ações de mineradoras são uma ideia melhor,mas como rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura,não posso mandar todos comprarem ações do grupo X(principalmente porque alguns dos seus projetos apresentam atrasos de abertura e/ou de operação no momento)nem de alguma outra mineradora sem uma análise cuidadosa.Minérios são recursos não-renováveis e um dia eles acabam.
Uma história real:numa cidade próxima da minha,havia uma mina de cobre.Seu dono era muito rico(não era nenhum Eike,mas não dava para reclamar).Mas como ele era peixe pequeno que apenas abriu uma filial de mineradora,assim que o cobre ficou muito escasso,sua fonte de renda desapareceu.Ele teve que vender o maquinário,as instalações e o terreno da mineradora para pagar as dívidas e ficou pobre por ser esbanjador enquanto tinha dinheiro sobrando.Mais uma lição sobre gastar menos do que podemos e reservar dinheiro para o futuro!;)

A compra de minério físico já é mais facilitada(eu mesmo compro prata física)mas para algumas pessoas pode não compensar.O preço é BEM maior do que títulos de minérios oferecidos por bancos e empresas de investimento privadas,além da preocupação com a segurança da casa poderem fazer os gastos serem maiores do que os ganhos.

Títulos de minérios são de longe a opção mais fácil,mas também apresenta riscos.Não lembro o nome desta situação,mas um grupo de investidores começou a comprar ouro para tirá-lo do mercado e fazer seu preço subir.Quando eles venderam todo o ouro que tinham pois estavam satisfeitos com o lucro que teriam,o mercado ficou abarrotado com ouro.Esta simples ação causou uma queda brusca no preço do ouro.

Não estou dizendo que mineração não é um campo promissor.Se não fosse não estaria cheio de mineradores ricos por aí.Só peço para que tenham bom senso e avaliem muito bem esta escolha.Boa sorte!\o/

9 comentários:

  1. ja sei, vou sair desmontando controle remoto e computadores! :P
    mas de verdade, fico indignada de não reciclarem esse tipo de equipamento p reutilizar esses minérios, ser humano adora desperdiçar.

    Tb gosto de ter ações de mineradoras na carteira, principalmente qdo o preço desmorona, mas não sou fã do Eike, nem das industrias X, então dessas eu passo longe.
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostra,você ficaria surpresa com quanta gente faz isso nos Estados Unidos.Sei de um cara que ia no lixão pegar pedaços de eletrônicos e era visto como pobre,mas em um bom dia conseguia lucrar 600 dólares já que é costume agora jogar fora computadores e televisores de tubo para ficar apenas com os de tela fina,sem falar no monte de celulares e mp3,4,5 jogados fora todos os dias.
      Não tenho ações do grupo X também,mas não invisto em empresas puramente mineradoras porque minérios acabam um dia.Só investiria para o médio prazo,mas prefiro me concentrar no longo prazo.

      Excluir
  2. não existe porto seguro, ultimamente nem ouro é mais confiável como antes era

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é dos anos 60.Ouro nunca foi um porto seguro no longo prazo,só no curto-médio e olhe lá,porque acertar o momento é difícil pra caralho com gente como essa enchendo o rabo de ouro pra vender de uma vez.Inclusive,há uma corrente de pensamento que diz que o Fort Knox existe não como reserva monetária americana,mas para estabilizar o preço do ouro já que essa grande quantidade de ouro não está no mercado.

      Excluir
  3. Margem de lucro média, pra explorar minério, em torno de 250% da última vez que olhei. O problema é ser minoritário rsrs..

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que tem tantos mineradores ricaços.Esse cara de que eu falei era multimilionário(mesmo sendo minoritário)
      Só que o baque do declínio é de uns 2000%,então é necessário lucro por 8 anos seguidos com uma mineradora para valer a pena.Por isso que é tão arriscado,ou não daria tanto lucro(maior risco é igual a maior retorno)

      Excluir
  4. Eike Batista, a unica pessoa alem do Bill Gates a ganhar bilhoes com PowerPoint.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho alguns projetos e um engloba não uma mineradora, mas sim um mini alto forno (afinal minha formação é engenharia metalurgica), numa região que está desenvolvendo grande capacidade mineral e vou me aproveitar disso e de ser próximo do mar e ter baixo custo de terreno e mão de obra pra ganahr dinheiro.
    Mas quem vai me dar a possibilidade de abrir isso, vai ser o meu produto de TI que estou lançando e meus investimentos. senão nunca teria grana pra isso.

    ResponderExcluir