segunda-feira, 14 de maio de 2012

Esconda sua capacidade,espere a oportunidade

Poucas pessoas falam(e algumas odeiam admitir)que o momento de entrada em um investimento pode alterar muito sua rentabilidade.

Não pretendo jogar na cara de ninguém que tenha entrado em um mau momento(Eike Rico...desculpa,não resisti!XD)dizendo que a culpa foi apenas da pessoa.Algumas vezes isso é impossível de se controlar,como quando:
-o governo abaixa os juros e a pessoa investiu num título do Tesouro Direto,
-há uma crise econômica e a pessoa investe em ações há pouco tempo,
-um desastre natural ou causado pelo homem afeta algo ou alguém muito ligado à economia(11 de setembro,por exemplo)

Eu poderia continuar listando várias razões,mas o fato é que várias situações provocam queda de rentabilidade em algum investimento.Alguém pouco experiente,muito inseguro ou com muito dinheiro aplicado naquele investimento pode não suportar o impacto financeiro e psicológico,acabando por vender na baixa(caminho mais rápido para empobrecer)

O título do post visa exatamente tentar evitar isso.Claro que nem sempre iremos acertar e que é extremamente difícil adivinhar o exato momento de maior baixa antes de uma alta,mas isso não é motivo para não tentar.

-Tá Rafa,mas como eu faço isso!?
-Vou usar uma situação pessoal como exemplo:

Este gráfico mostra minha ação favorita,ETER3(quem é pessimista sobre a questão do amianto,pare de ler agora)que começa com uma zona de queda constante tanto dela quanto do Ibovespa e termina com uma queda do Ibovespa e uma alta dela(modo análise gráfica,ATIVAR!!!).Partindo do início,é possível ver que as duas se encontram no mesmo patamar.Isso é porque ambas se encontravam estáveis antes disso(como no meio do gráfico)mas a ação começou a cair.Quem entende um pouco de análise gráfica sabe que essa queda geralmente é constante até as duas linhas se encontrarem(as oscilações intermediárias não importam).

Com base nisso,resolvi comprar bem antes delas se encontrarem.Esperei um tempo e,como esperado,quando as duas se encontraram o Ibovespa caiu e a ETER3 subiu(efeito não imediato,então há uma janela de tempo para a compra).

Não liguei muito para as oscilações pois a empresa é sólida,mas assim que vi que o Ibovespa subiu e a ETER3 se manteve estável,fiquei atento para outra boa oportunidade de compra.Quando as linhas se encontraram de novo(ou um pouco antes,não me lembro)eu comprei mais ações da ETER3.De novo,o Ibovespa caiu e a ETER3 subiu.

Devo salientar que isso não é completamente previsível(não é a toa que tanto trader se dá mal)e deve ser feito apenas quando há uma diferença razoável entre o Ibovespa e a ação em questão.

8 comentários:

  1. Eu não utilizo a análise grafica, mas concordo plenamente com o seu raciocínio. Eu procuro trabalhar com o preço médio de compra, quando o preço de uma ação fica abaixo do meu preço médio, eu faço mais aportes naquele papel, a fim de abaixar o meu preço médio. Vale sempre lembrar que não se deve comprar qualquer coisa na baixa, e sim bons ativos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso só pra escolher o momento de entrada,para escolher os papéis uso análise fundamentalista.
      Preço médio não funciona se a ação subiu desde que você comprou mas continua sendo um bom negócio,mas é uma estratégia interessante.
      Sei disso,mas o fato é que muita gente tem um pé atrás com a Eternit por causa da discussão sobre o amianto(eu acho bobagem).

      Excluir
  2. Mas é isso mesmo, Rafa.

    Eu até faço análise técnica. Mas tinha acabado de abrir minha conta na corretora e não resisti. Mas já corrigi grande parte do erro me livrando daquela bomba chamada USIM5... kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom,fazer o que,né?Valeu o aprendizado.
      Boa sorte nos seus investimentos daqui pra frente!\o/

      Excluir
  3. acho importante seguir AT para entrar (e sair) em algum papel, mas normalmente aprendemos isso depois de alguns tombos rsrs
    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ostra,a gente só aprende errando mesmo!XD
      E gostaria da sua opinião:o que achas das ações da Eternit com o bate-boca sobre o amianto?

      Excluir
  4. Sem duvida a AT é uma excelente ferramenta para a entrada no papel, A AF indica a empresa boa e AT indica o momento de entrada.
    Mas usar a AT a longo prazo para compra e vender, nem sempre da certo, além do que voce vai gastar uma baba com a corretagem.

    Um abraço.

    Lord.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei disso muito bem Lord,só gosto de ficar de olho nas cotações para ver se acho uma boa oportunidade de compra.
      Obrigado pela visita!\o/

      Excluir