sábado, 7 de abril de 2012

Pequenas igrejas,grandes negócios

Antes de começar o post,vou deixar claro : não é minha intenção ofender nenhuma religião nem seus seguidores ( exceto pastores e padres ladrões como o Edir Macedo e aquele padre da rede Canção Nova que eu sei lá qual é o nome dele )

Já tinha esse post planejado faz algum tempo,mas essa é uma das melhores épocas do ano para postá-lo pois a páscoa está logo aí.E não falo só do dinheiro a mais gasto no mês com ovos de chocolate.

Um exemplo da minha vida é a melhor maneira de começar a explicar : quando eu era jovem,meu avô ia dar o dízimo.Ele tinha planejado dar apenas algumas moedas que tinha,mas o discurso do padre fez ele dar todo o dinheiro que tinha na carteira!!!
Dou ênfase para isso pois é exatamente o que a maioria dos padres e pastores querem:que as pessoas deem todo seu dinheiro para a igreja!

-Mas esse dinheiro é usado para ajudar as pessoas Rafa!!!
-Uma parte pode até ser,mas nunca todo.Deixe-me explicar o porque:

1-No Brasil,assim como na maioria dos países ocidentais,os diversos ramos cristãos ( igreja católica,evangélica,etc... ) recebem isenção fiscal.Isso inclui IPTU,IPVA ( para os padres,bispos ou seja lá quem for que trabalha na igreja ) e algumas construtoras até constroem templos DE GRAÇA!!!Isso,mesmo,de graça!Acham que estão ´servindo o senhor`...tão servindo um safado que quer lucrar em cima do povo,isso sim!!!
2-Alguns padres,pastores e sei lá o que mais fazem obras de caridade e algumas são ótimas,mas além delas receberem as mesmas isenções fiscais,essas obras comunitárias recebem doações do povo burro que sustenta mentirosos que só querem aumentar o tamanho da piscina!!!
3-Pesquisem um pouco e verão que não são só o Edir Macedo,o Silas Malafaia e outros padres e pastores famosos que desviam recursos.Na minha cidade mesmo tem uns cinco que fazem isso ( e antes que perguntem,a cidade é de categoria pequena para média )

-Rafa,para de ser preconceituoso!Tem padres e pastores que não desviam recursos e só querem ajudar a comunidade!!!
-Eu sei disso.Mas não é pra esses que a maioria das pessoas doa dinheiro,então a grande maioria das doações vão pros bolsos dos donos das igrejas.

E não pensem que é só no Brasil que é assim.Países como o México estão piores que a gente.E não é só com a religião cristã,existem safados se fingindo de religiosos nos quatro cantos do mundo com discursos radicalmente judeus,muçulmanos,budistas,etc.

Também existe outra curiosidade sobre o dízimo:como grande parte das pessoas considera o dízimo como sendo dez por cento do salário,elas doam essa quantia.Vamos ver o quanto isso seria para um trabalhador de classe média:

Salário:1300 reais ( 12 cada ano mais o décimo terceiro )
Dízimo:10%
Dízimo anual:130x13,ou seja,1690 reais por ano!!!
Mais que um mês inteiro de trabalho vai pra igreja!!!
Isso é quase o mesmo que esse trabalhador contribui por ano para a previdência social (1820 reais ) e mais que a contribuição anual para o FGTS ( 1352 reais )
Tudo isso geralmente vai pros pastores que fazem chuva de dinheiro no altar!!!

O que os religiosos espertalhões não sabem é que 10% do salário é justamente a quantia recomendada para começar a poupar para ter dinheiro em tempos difíceis ( colchão de segurança ) e para investir mais tarde.O dízimo que eles pagam seria o suficiente para eles serem milionários quando chegasse a hora deles se aposentarem!!!

20 comentários:

  1. Perfeito! Texto totalmente real. Tenho um amigo dos tempos de escola, um cara que eu gosto muito. Ele é inteligente, era um dos melhores alunos da sala, tirava excelentes notas. Desde aquela época, ele já frequentava igrejas evangélicas.

    O tempo passou, ele nunca fez uma faculdade, tudo bem que era um dos menos providos de grana, mas eu tb era e mesmo tardiamente busquei estudar. Resumindo: parou no tempo. Casou, com uma "irmã" e hj vive camelando, em empregos incertos e mal remunerados. Jogou fora um puta potencial intelectual. Com certeza a igreja influenciou isso.

    Abração!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião amigo.Também conheço um monte de gente ( inclusive na minha família ) que se fudeu na vida por causa da igreja.
      Ah,e só pra avisar,eu fui um dos que votou em você na enquete do Pobretão.
      Sempre bom falar com você amigo!\o/

      Excluir
    2. Obrigado Rafael! Internet é um negócio muito doido, a gente nem se conhece e um admira o outro.

      Abraço!

      Excluir
  2. Rafa, vc é um iconoclasta!!!
    Brincadeira. Mas é de revoltar mesmo.
    Mas eu ouvi uma entrevista que diz que esse movimento evangélico pentecostal chegou no teto e não está mais crescendo.
    Nada que a Luz do conhecimento e da estabilidade econômica para banir de nossa sociedade esse bando de picaretas!
    Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eike,esse movimento chegou no teto aqui,mas tá crescendo pra caralho no Sudeste Asiático ( tanto que eles tem o próprio Edir Macedo,um idiota que tem programas de tv,tira o dinheiro do povo e vive numa mansão que só pode ser acessada de helicóptero )
      Até essa situação melhorar vai demorar muito tempo,pois tem religiosos que estudam economia e influenciam investidores que são religiosos -/-
      Obrigado pela opinião!\o/

      Excluir
    2. Não sei se deveríamos ser tão pessimistas RP...
      O comunismo caiu. A China está perdendo fôlego. Até os EUA quase entraram em calote... Quando menos se espera, o ser humano é capaz de fazer prodígios!
      Um abraço!

      Excluir
    3. Tomara que vc esteja certo,Eike, as igrejas já cresceram muito.

      Excluir
    4. A questão religiosa misturada ao dinheiro ainda vai longe.Eu espero mesmo que você esteja certo Eike,mas ainda sinto pena de quem paga dízimo pras igrejas ( minha família inclusive -/- )

      Excluir
    5. RP, se vc fizer uma pesquisa profunda, em geral a religiosidade da pessoa é inversamente proporcional ao seu patrimônio. Quanto mais rico, menos religioso a pessoa se torna (estou sendo genérico, existem excessões a essa regra).
      Acredito que não seja mais assim, mas antes da crise na europa, o crescimento do ateísmo nessa região era assustador. Qual a religião que crescia? Islamismo, que era ligada a imigrantes pobres ilegais.
      Pode ter certeza. Quanto mais rico o povo se torna, menos oportunidades os picaretas da religião tem.
      Um abraço!

      Excluir
    6. Concordo! A grande maioria do povão das periferias aqui de sp é evangélica. Nas quebradas, há uma igreja, um salão de beleza e um buteco em cada esquina.

      Pobre é quase sempre extremamente religioso.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    7. Eike, adorei a teoria da religiosidade inversamente proporcional ao patrimonio! Mas isso não se aplica a jogador de futebol rsrsrs

      Rafael, perfeito texto, interessante que a maioria dos blogueiros de finanças são avessos a religião, acho q vai de encontro com o q o Eike falou, eu particularmente adoro ler sobre religiões, estudar, e entender o que leva as pessoas a seguirem, mas não consigo seguir nenhuma nem acreditar no que pregam.

      BJ$

      Excluir
    8. Pensem e vejam se não faz sentido: o rico, quando tem um problema, resolve o problema ou paga pela solução. O pobre peda ajuda Divina... kkkk

      Excluir
    9. Eike,devias patentear essa teoria para ganhar outra fortuna!XD
      Muito obrigado pela opinião Ost...quero dizer,Etta!!!

      Excluir
    10. RP, já enviei essa questão para a "Engenharia Jurídica". kkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Vou contar uma História que aconteceu comigo em 2006, fui na catedral de fé da igreja universal, ja sabendo alto poder de persuação dos pastores eu fui com 5 pratas no bolso, pq mesmo que os cara fizessem lavagem celebral comigo eu não teria como dar mais do que 5 reais, Realmente os caras são bons em pedir dinheiro,na semana seguinte voltei lá e dei 30, fiquei de voltar de novo na outra semana para dar 80...mas ai eu decidi a não ir...senão estaria frito. conheço um monte de evangelico, todos ele são fudidos na vida,não conheço nenhum que possa servi de exemplo...essa é a minha opinião. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço vários evangélicos, neo-pentecostais,católicos,mórmons,espíritas e testemunhas de jeová.A única coisa que eles tem em comum são um monte de dívidas -/-
      Eu já vi um documentário sobre como os pastores da igreja universal são treinados para tirar o dinheiro dos fiéis.Se eu achar um vídeo eu te mando o link.
      Obrigado pela visita!\o/

      Excluir
  4. Nada contra nenhuma religião, mas o foco deveria ser ajudar ao próximo e não ao pastor! Esse é o grande erro!

    Feliz Páscoa a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não atento contra as religiões também IeA.Só que eu prefiro dizer uma verdade ruim que uma mentira boa.

      Excluir
  5. Já eu sou totalmente avesso a qualquer tipo de religião, pra mim a religião foi feita pra manipular e prender o ser humano a um monte de dogmas e crenças que, na maioria das vezes, não levam a lugar algum.

    A maior religião é o que o IA disse: ajudar e amar o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo muitas religiões que fazem só isso mesmo.Tanto que eu acho a maioria dos fanáticos por qualquer religião uns idiotas.
      Só que é preciso respeitar os religiosos ( e os pregadores,infelizmente -/- ) e eu não dou a mínima se eles ficarem na deles e não se meterem na minha vida.E é até melhor que a grande maioria dos religiosos sejam pobres,pois é preciso existir pobres para existirem os ricos!;)

      Excluir