domingo, 26 de fevereiro de 2012

Reações da família de um investidor

Esse post não tem dicas de como investir,mas pode ajudar os investidores ( principalmente os que começaram a investir recentemente ) sobre a relação com a família depois que eles souberem sobre seu ´parente investidor`.
Esse é o meu caso particular.Não estou dizendo que acontecerá o mesmo com você.Seu caso pode vir a ser melhor ou pior.



É fato que no Brasil há muito preconceito sobre o tema ´investimentos`.( reflexo dos tempos da hiperinflação em que os únicos investimentos eram a poupança e o trader diário de dólares ) Isso ocorre mesmo com os investimentos em renda fixa.

Quando eu disse pra minha família que eu tinha conseguido um CDB prefexado à 100% do CDI,todos ficaram com a maior cara de ´Porraéssa!?` e depois do meu trabalhão explicando,eles não ficaram tão preocupados pois eram rendimentos prefixados ( embora alguns tenham dito que eu deveria gastar o dinheiro com algo que eu goste -/- )

Já quando eu comecei a investir em ações,o circo pegou fogo.

Minha mãe começou a chorar dizendo ´Ai,o meu filho é louco!!!`...valeu,hein,mãe?

Depois de um monte de protestos e a ameaça de ser colocado pra fora de casa,eu ameacei chamar a polícia para acusar minha tia por agressão ( ela arranhou minha cara ) e fazer um exame de corpo de delito.Admito que isso praticamente me salvou de virar mendigo!XD...pelo menos,isso me rendeu a herança adiantada de um apartamento do meu avô que achava que eu não ia ter onde morar quando fosse mais velho.( saí lucrando ;) )

Isso aconteceu no início.Mais tarde,eu mostrei que estava tendo lucros...daí,o jogo mudou.

Além de eu ter ganho alguns puxa-sacos na família ( principalmente o meu tio,que é gerente no Banco do Brasil ) passaram a me pedir dicas de investimentos.( eu acabei ficando com pena depois que minha mãe entrou no SPC e no Serasa e resolvi ajudar )

As finanças da minha família eram uma bagunça.A economia doméstica então,era praticamente inexistente.

Depois de passarmos alguns apertos para pagar TODAS as contas ( incluindo quitar o financiamento de um apartamento ) eu toquei no assunto de investir o dinheiro que restasse de agora em diante...mas não tive muito sucesso.

Minha mãe continua sendo esbanjadora ( aposto que ela vai pro SPC e pro Serasa de novo rapidinho -/- ) e minha tia só se preocupa em gastar menos.Meu tio quis que eu ajudasse só com a escolha dos melhores investimentos do Banco do Brasil ( aqueles que não são oferecidos aos clientes ;) )

Minha prima foi a pessoa com a qual eu me saí melhor.Com negociação melhor,conseguimos um CDB com taxa de 103% do CDI pra ela ( eu aproveitei e fiz um também!XD ) e ela está pensando em entrar no mercado de ações!\o/

Sintam-se livres para comentarem dizendo como suas famílias reagiram ao saber que vocês são investidores.É bom compartilhar as experiências.

PS : Se forem contar à sua família sobre seus investimentos,sugiro que não contem sobre o seguro de vida,se tiverem um!XD

25 comentários:

  1. Tema muito bem abortado. Realmente o termo investimento no Brasil ainda tem uma conotacao, no minimo, estranha. Somos um pais ainda analfabeto nesse quesito. De todos os comentarios que recebi sobre familiares, o mais interessante foi de um tio meu, que me fez pensar um pouco. Foi sobre o mercado de acoes. Ele disse que nesse mercado um tem que sair perdendo para outro ganhar. Provei que nao era bem assim, mas tem um fundo de verdade. Se vc esta comprando bem, eh pq alguem esta vendendo mal...e vice-versa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,Dividendos.
      Mas não fique com peso pensando que você explora os outros porque não é verdade.

      Excluir
  2. Todo investidor passa algo mais ou menos pareceido. No começo a família nunca entende nosso objetivo pela tal da independencia financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte da independência financeira a minha família ainda não entendeu...mas tá melhor!XD

      Excluir
  3. Minha família não acredita em investimentos.
    E ninguem dela lê meu blog.
    São imediatistas. Ninguém quer esperar 15, 20 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria da minha família também ( boa sorte com a sua!XD )

      Excluir
  4. Unhada na cara por investir em ações?! Putz! rsrs Minha família(e alguns amigos) acha que sou responsável(e rico) pelas oscilações do mercado quando tento explicar o que é o mercado futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.Tô mal,né?XD
      E comentários desse tipo todo investidor ouve alguma hora,Trader.Não desista dos seus investimentos por causa deles.

      Excluir
  5. Boa história, com comédia, drama e ação. Sinto já ter sofrido indiferença pelos colegas de trabalho, mas percebo que eles estão começando a me admirar, principalmente minhas economias.

    Citando KIYOSAKI: O que as pessoas pensam sobrem mim, não me interessa.

    Quais fundos do Banco do Brasil seu tio escolheu?

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé,se as pessoas te admiram por causa do seu dinheiro,não vale a pena se relacionar com elas.
      E eu nem lembro mais quais foram ( principalmente porque eu não coloco meu dinheiro em fundos de investimentos ) sinto muito.

      Excluir
  6. História bem divertida devo admitir, eu dei risada aqui... Sua família é muito extremista, parabéns por passar por tudo isso e conseguir manter seus investimentos intactos!
    Meus familiares tem de tudo um pouco, investidor em ações, imóveis, CDB's e meus pais que não investem em nada, mas aos poucos estão pelo menos guardando algo na poupança (:
    Atualmente o investimento tem sido um tema crescente no Brasil e acredito que continue em ascensão.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história sempre é divertida pra quem não vive ela ( sem ofensa )
      E se seus familiares sabem investir ( a maioria ) não empreste dinheiro à eles.Não adianta nada saber investir e não saber gastar.

      Excluir
  7. Família é tudo igual, só muda o sobrenome. Veja a "estratégia de investimento" do meu pai:

    -Comprar um carro de 30k financiado em 36x sem entrada;
    -Adiantar meia dúzia de prestações se gabando por economizar um dinheiro;
    -Após acabar de pagar o carro, deixa-lo em consignação em alguma loja e comprar outro, do mesmo jeito

    Resumindo, ele paga 50k num carro de 30k que será vendido por 20k. Inteligente, não?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Foi por essas e outras que eu sugeri à minha família para não ter mais carros ( a parte da família que vive comigo concordou,mas o resto não -/- )
    Sinto muito pelo seu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho ruim esse comportamento do meu pai, aliás, até acho legal, já que cresci vendo as cagadas dele e tento não repeti-las.

      Quanto ao carro, acho que sou a única apessoa do mundo que sonha em não precisar ter um!

      Abraço!

      Excluir
    2. Admito que ver minha família fazendo merda com dinheiro me incentivou a querer ser rico!XD
      E obrigado por me citar no seu post!\o/

      Excluir
  9. Nossa!!!
    agradeço sempre a familia q tive, meu pai me ensinou muito, e minha mãe foi a principal pessoa q me estimulou, passou anos perguntando: já tem 1 milhão? então para de gastar e vai guardar!
    Com tios, primos, etc, não falo nada a respeito, dinheiro e familia são uma combinação perigosa em alguns casos
    mas a unhada na cara, caraca :S sinto pela sua familia, que bom q vc teve consciencia e esforço para mudar o padrão familiar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei o que queres dizer sobre o possível perigo ( depois que algumas pessoas da minha família souberam quanto dinheiro eu tenho,tive que mudar minha herança como prevenção -/- )
      Obrigado pelo apoio.É sempre bom saber a sua opinião!\o/

      Excluir
  10. Parabéns pelo blog e pelo post que tem muito em comum com vários investidores!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio ITM.Gosto muito do seu blog também!\o/

      Excluir
  11. Respostas
    1. Muito obrigado,MITM!\o/
      E uma coisa que temos em comum : ambos apostamos alto na AMBEV ;)

      Excluir
  12. Eu diria que seria cômico se não fosse trágico, hahahaha!

    Abração, brother.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é assim pra quem não esteve na situação!XD
      Espero que isso nunca tenha acontecido com você e que nunca aconteça.

      Excluir