quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Minimizando os riscos ao investir em renda variável

Muitas pessoas acham que é loucura investir no mercado de ações ( falando em quem entra no mercado de ações só buscando lucro rápido sem estudar nada sobre o assunto,eu sou obrigado a concordar ) mas existe um modo fácil de diminuir os riscos do seu portfólio.
-Ih,lá vem jabá de alguma corretora ou de análise fundamentalista...
-Não,não é isso.Leia o post até o fim para entender!

Não vou recomendar ações específicas nem algum tipo de análise técnica/fundamentalista.Apenas um modo de investir que parece óbvio ( e é ) mas muitos cometem o erro de não seguir : melhorar o momento de saída da bolsa.
-É quando as ações estão em alta,seu burro!!!
-Parabéns pela conclusão,gênio,mas ela não está completa!
Para ilustrar o conceito,vamos imaginar três cenários :

1-Aporte único e retirada única :
De longe,a maneira mais arriscada.O lucro final pode ser minado em caso de crise,principalmente se a empresa não paga dividendos,se eles forem escassos ou de valor muito baixo.
-Qualé,Rafa!As crises não acontecem tão seguidamente assim...
-Isso é exatamente o que vários pensaram em 2008 e se arrependeram ano passado.
Outro risco dessa estratégia é o investidor ficar muito animado com o lucro e vender todas as ações cedo demais.Com o tempo,essa ação pode subir bem mais.( tenho certeza que isso já aconteceu com a maioria de vocês XD ) A situação fica ainda pior se o investidor fica com medo de uma queda acentuada e vende as ações antes da eventual subida,ou seja,comprando na alta e vendendo na baixa ( fórmula mais rápida para perder dinheiro no mercado de ações )

2-Aportes mensais e retirada única :
Alternativa mais segura que a anterior,pois o investidor sábio comprará ações em baixa mensalmente que tem potencial para subirem de preço até fim do prazo estipulado para retirada.
Entretanto,além de apresentar alguns dos riscos do cenário anterior,a falta de diversificação na carteira ( comprar apenas uma ação por confiar muito nela,por exemplo ) pode render menos do que a média do mercado.Há também o risco do investidor perder dinheiro por ter de pagar taxas de compra de ações para a corretora mensalmente.( nem preciso dizer que a taxa de custódia só piora este cenário...)

3-Aportes mensais e retiradas mensais conforme o final do prazo de dez anos se aproxima :
Esta é a estratégia mais segura em relação ao investimento em ações,mas merece alguns esclarecimentos.
Vamos imaginar que o investidor ( se não percebeu ainda,estou falando de você!XD ) queira começar a investir em ações agora para usar o dinheiro em 10 anos,escolheu uma corretora com taxa de custódia baixa ( preferencialmente nula ) e com baixas taxas para a compra de ações.Entretanto,ele ( ou ela ) não retira o dinheiro de uma vez,mas começa a fazer retiradas uma vez por mês após oito anos de aportes ( retirando menos de 20 mil por mês para não pagar imposto de renda,óbvio )
-Mas Rafael,e se as ações começarem a cair justamente nessa época?
Se você tiver esse azar,mesmo assim o seu prejuízo pode ser minimizado retirando seu dinheiro do mercado de ações desse jeito.As duas opções com este fim são de as ações continuarem subindo por um tempo durante o primeiro e/ou parte do segundo ano de retiradas ou elas caírem durante todo este período.
Em ambos os casos,você terá mais dinheiro no final pois a maioria das retiradas ( ou talvez todas,se você tiver muita sorte ou for um especialista em análise gráfica ) serão feitas em meses que as ações tem valor maior que os da última retirada.
-Rafael,não seria melhor esperar mais um pouco de tempo e ver até quando essas ações sobem para só depois efetuar as retiradas?
Duvido muito que alguém consiga acertar o momento exato do fim da subida de todas as ações ( presumindo que tenha uma carteira diversificada ) e se você fez planos para aquele dinheiro ao final do prazo de 10 anos de investimento em renda variável,é melhor retirá-lo enquanto tem o dinheiro necessário do que ficar esperando e correr o risco de perder dinheiro até um ponto de não ter uma quantia suficiente para seja lá quais forem os seus planos para os seus rendimentos.

Como se pode ver,a última estratégia minimiza muito os riscos de se investir em ações.Apliquem-na e boa sorte!\o/

17 comentários:

  1. Costumo comprar na baixa, se a açao valorizar por ex 100%, eu retiro o capital investido inicialmente e deixo o lucro la (se for uma boa acao)
    Raramente zero uma açao, vou realizando o lucro, mudando p outra açao ou mantendo em outro investimento ate uma boa oportunidade de recompra ou realocacao
    Uhmmm sera q deu p entender alguma coisa? Kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,eu entendi.Até pensei em fazer o mesmo com a Eternit estável como está,mas prefiro deixar sem mexer por enquanto!XD
      Obrigado pela opinião!\o/

      Excluir
  2. Acho que zerar uma ação uma coisa muito complicada, e não ser que você tenha uma outra melhor em mente, ou ainda por motivos da ação estar com a sindrome de titanic, caindo e não há como parar.
    Acredito que somente nesses dois casos você deveria zerar uma ação.
    Acreditando em dois métodos, a do Dog Of Dow e Buffettology, onde na primeira você deve ficar com as ações ao menos um ano,e de acordo com o Buffett Way de se investir, só investir em empresas boas e de longo prazo, acredito que zerar uma ação quase que impossível se logicamente você investir com a cabeça no lugar e tendo as informações necessárias.
    Abraços e prosperidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião,Estagiário.
      Quanto à ideia de se zerar uma ação,isso é presumindo um prazo final para parar de se investir em ações para gastar o dinheiro dos aportes ( ou passar para a ´segurança` da renda fixa!XD )

      Excluir
  3. Acho que a decisão de zerar ou não uma posição ou ação vai depender de muitas variáveis, além do psicológico é claro. Mas ter uma estratégia já definida de acordo com o seu perfil é o primeiro passo para um bom negócio.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário,FI.
      E zerar as posições em ações se refere apenas para quando a pessoa não for mais investir no mercado de ações ( quando atingir a independência financeira,de preferência ;) )

      Excluir
  4. Olha Rafael, eu raramente zero uma posição, álias, eu raramente vendo uma ação. Costumo dizer que o prazo com que ficarei com minhas ações é eternamente...rs

    Bacana seu post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eternamente?Mesmo depois que você morrer? XD
      Mas falando sério,depois que eu alcançar minha independência financeira,eu não pretendo continuar investindo em ações ( não quer dizer que minha opinião não possa mudar )

      Excluir
  5. Olá Rafael.

    Eu pretendo reduzir os investimentos em ações e entrar para renda fixa. Mas ações sempre farão parte do meu portifólio.

    G65

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião,G65.
      Eu também pretendo diminuir o número de ações como o tempo ( bem mais à frente ) e parar só após alcançar a independência financeira.

      Excluir
  6. Gostei dos cenários, mas no momento só tenho dinheiro em fundos de ações, em breve aportarei valores em RF, concretizando um "travesseiro" de segurança, depois disso escolherei a corretora para começar a investir diretamente em ações.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião Zé.
      É uma ótima ideia fazer um colchão de segurança antes de investir em ações ( travesseiro também tá bom!XD )
      Admito que me arrisquei demais não tendo um até algum tempo atrás.
      Espero que o post tenha te ajudado!\o/

      Excluir
    2. Sim, o post vai me ajudar no futuro, precisarei aprender para entrar diretamente no mercado de ações.

      Excluir
  7. Muito bom Rafa! Gostando de ver os seus textos! Vou te dar um toque nos seus adds, eles nao estao carregando aqui!
    Vou te seguir nos feeds! Caso queria dar uma olhada no meu inicio, sera um prazer!
    abraços
    http://investindoeinvestindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios,IeI.
      Deve ser por causa do navegador ( no Firefox e no Explorer eu sei que carrega,mas no Chrome e nos menores eu nunca testei )
      Obrigado pelo apoio!\o/

      Excluir
  8. A maior proteção é o investimento bem fundamentado! Sempre haverá ocilação patrimonial e é nesse momento que surgem as melhores oportunidades de compra. Se você sabe que determinada empresa dá lucro, tem e gera caixa, está em um ramo de negócio onde a demanda é crescente, não vá na onda dos que tem extrema dificuldade para controlar suas emoções e acabam vendendo tudo, aproveite os momentos de queda para comprar mais, dessa forma você irá reduzir seu preço médio em um determinado papel e quando o preço voltar a subir terá um retorno muito maior.

    Abraço!

    http://investidoremacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Faço isso também,IeA.Essa é só uma maneira para diminuir as perdas no longo prazo.
    Obrigado pela opinião!\o/

    ResponderExcluir