quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Como economizar dinheiro

Pra quem não sabe a diferença,vou dizer logo de início : esse post é sobre economizar dinheiro,não como investi-lo.( não completamente,eu admito XD ) Há diferença entre poupar,que é simplesmente acumular dinheiro,e investir,que significa fazer o dinheiro render.


Para crianças :
-Convença seus pais a abrirem uma poupança para você ( os meus não fizeram isso e eu lamento até hoje )
-Guarde o troco do lanche da escola ou,se não estiver com fome,guarde todo o dinheiro.( não diga isso para seus pais,óbvio.Ostra,não deixe a baby ostra ver esse post XD )  Coloque esse dinheiro na poupança ou,se seus pais não lhe fizerem uma,troque as moedas por notas quando juntar pelo menos dois reais para não ficar acumulando um monte de moedas.
-Se tiveres a sorte de ter mesada,não gaste tudo.Dá pra se ler histórias em quadrinhos pela internet hoje em dia,por exemplo.

Para adolescentes:
-Nas matérias que tens mais facilidade,faça mais de um dever de casa e venda para os colegas que não fazem ( dá um bom dinheiro depois de um tempo,já que seus colegas vão começar a pedir para você fazer o dever de casa por eles.Só aceite pedidos com metade do pagamento adiantado ;) )
-Escolha uma moda adolescente que você não gosta mas finja para os seus pais que gosta.Peça a eles dinheiro para comprar algo sobre essa modinha e finja que vai comprar.Quando eles perguntarem por seja lá o que for,responda ´Ah,enjoei.`

Para universitários:
-Guarde o troco das passagens de ônibus e dos xerox ( só quem já foi ou é universitário vai entender XD )
-Abra sua conta de banco o quanto antes e pesquise na internet sobre investimentos que rendem mais que a poupança ( os gerentes de banco vão sugerir só merda,como títulos de capitalização,previdência,consórcio,fundos de investimento com altas taxas de administração e CDBs com taxas ínfimas do CDI )
-Tente conseguir um estágio renumerado ( boa sorte nessa,vão precisar -/- )

Para adultos:
-Não comprem carros,motos,caminhões ou o que for se não forem à vista.A única exceção para fazer um financiamento é uma casa própria,e mesmo assim é preciso cuidado pois alguns financiamentos são mais desvantajosos que consórcios ( por incrível que pareça,é sério...)
-Não comprem coisas para ostentar status social só por comprar,como ipads ou qualquer outro tablet.
-Não façam previdência privada a não ser que seja um PGBL de modalidade regressiva ( retirem apenas depois de dez anos,previdências DEVEM ser de longo prazo ) com cerca de 20% do dinheiro alocado em renda variável e taxa de administração de 1,5% pra baixo.

Para idosos ( as dicas são dos meus avós e minha bisavó XD ) :
-Fique um dia da semana sem sair de casa,apenas descansando ( nem um pouco difícil se fores um idoso que dorme sentado que nem meu avô XD )
-Crédito consignado é a maior furada.
-Depender só do INSS é pedir pra ser sustentado pela família.
-Se guardou dinheiro para sua aposentadoria,não torre muito por ano a não ser que tenha certeza de que não tem muito tempo de vida ( certeza significa pelo menos três opiniões de médicos especialistas na área de saúde que lhe preocupa )
-Faça check-ups anuais ( previnir é melhor que remediar...e é mais barato também ;) )

Pra geral:
-Pague todas as dívidas antes de pensar em investir ( de novo,exceção pro financiamento da casa própria )
-Guarde e invista o troco do supermercado ( faz uma grande diferença que muitas vezes não se percebe )
-Corte maus hábitos como o cigarro e invista o valor que você gastava com isso anteriormente.Ainda com o cigarro como exemplo,é possível economizar 700 reais por mês deixando de fumar,e esse valor vai aumentar com a nova política de aumento de preço dos cigarros recém-lançada pelo governo.( mas isso não lhe impede de comprar acões CRUZ3 da Souza Cruz para o longo prazo...sem ofensa,Jônatas Silva XD )
-Aprenda sobre investimentos tendo mais de uma opinião ( a opinião do seu gerente de banco não conta porque ele só visa o lucro do próprio banco -/- )
-Tenha um fundo de emergência para o caso de ficar endividado,ficar doente,ser demitido,etc.( você vai economizar muito mais fazendo isso que entrando no limite do cheque especial ou adquirindo um empréstimo ) Se for servidor público,o mínimo é de 6 meses do seu salário liquído.Se trabalha numa empresa,12 meses.Se for trabalhador autônomo,18 meses.
-Seguro,só de vida ( se tiver dependentes ) e de residência.O de veículos não compensa pelo custo-benefício.
-Economize dinheiro adiantadamente para impostos como IPVA,IPTU ( quem paga no início tem desconto ) e Imposto de Renda ( quem paga no início fica no começo da fila para as restituições )
-A independência financeira ( poder viver só do lucro dos seus rendimentos sem a necessidade de trabalhar ) pode levar até 30 anos para se concretizar,mas será uma das experiências mais graificantes da sua vida quando alcançada.Faça dela o seu principal objetivo em relação às finanças.

Depois dessas dicas,só o que eu posso dizer é : boa sorte com seus investimentos!!!\o/

10 comentários:

  1. Eu realmente não gosto da Souza Cruz. Por motivos morais e não técnicos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo isso.De novo,sem ofensa Jônatas.

      Obrigado pela visita!\o/

      Excluir
  2. vamos por partes:
    Criança
    "não diga isso para seus pais", acho um erro isso, temos que ensinar nossas crianças a honestidade, sempre! Ficar com troco é uma forma desonesta de obter dinheiro, pode ser exagero, mas vou ser mais radical, é uma forma de roubo. A criança vai crescer achando que 'tudo bem' enganar alguem, e é um dos motivos que vivemos no pais onde a lei de gerson impera.
    outros itens estão perfeitos

    Adolescentes
    Novamente, desonestidade nos dois itens, fingir para os pais, mentir para os pais, não é correto, sim, muitos fazem, mas não significa que está correto, muito melhor confiar nos pais e os pais confiarem em seus filhos.
    Qto a fazer tarefa para os amigos e vender, seria muito melhor dar aulas para os amigos que tem dificuldade de aprendizado, alem de assimilar ainda mais a materia e ainda ajudar alguem que precisa será remunerado por isso, de forma honesta.

    Seguro de automovel é dispensavel até o momento que te roubam o carro e lá se foi pelo menos 20mil, ou pior, vc se envolve em um acidente e tem que pagar as despesas de uma BMW. Sinceramente prefiro ficar sem carro, mas jamais ficaria com um carro sem seguro.

    De resto, eu concordo com tudo :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas opiniões,Ostra.
      Admito que as dicas não foram todas éticas!XD
      E eu não disse apenas de automóveis,mas de veículos em geral.Com o tempo,o valor acumulado com o pagamento de seguro de uma moto,por exemplo,fica maior que o valor da mesma ( e compensaria mais guardar esse dinheiro para comprar outra,o que eu chamo de seguro faça-você-mesmo ) Para carros ou caminhões,a situação muda na maioria das vezes ( se você não tiver um fusca,por exemplo!XD )
      Obrigado pelo apoio no resto,espero que as dicas tenham ajudado você!\o/

      Excluir
    2. Ah seguro p moto é burrice mesmo, nunca fiz nas minhas, só se for uma harley, uma ducati, ou algo assim, ai é obrigatorio :P

      Excluir
  3. Cara, post muito interessante, não concordo com tudo, mas a maioria dos pontos são perfeitamente executáveis. Sobre o seguro do carro eu discordo, só que já precisou usar sabe dar valor. Recomendo ter um carro barato, que não precise de seguro, mas isso depende de vários fatores.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião,Corey!\o/
      E quando eu digo veículos,não precisa ser de um carro.Seguro pra moto é uma furada porque depois de um tempo o dinheiro acumulado por pagar o seguro seria o suficiente pra comprar outra moto ( ou pra comprar uma nova no caso de furto XD )

      Excluir
    2. Com certeza! Seguro de moto é furada! Moto grande é difícil de manter: manutenção muito mais cara que as pequenas, são visadas pra roubo e o seguro é proibitivo. Acho uma 125 uma boa opção de locomoção.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá! Comentando uns tópicos:
    Carro pode até ser financiado. Desde que seja sem juros. O custo do CDC(por volta de R$ 800,00) É pago com certa facilidade em uma LCI com a metade ou os 60% do carro que você ainda não pagou. Fiz isso com o meu e compensou. Com os rendimentos obtidos paguei 1 parcela + o CDC.
    E concordo com a Ostra. Carro só com seguro! Moto nunca tive mas todo mundo que tem diz que é menos assalto ser assaltado do que fazer o seguro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,TraderLP.Obrigado pelas opiniões.
      Foi um bom negócio,eu admito.Mas eu ainda prefiro comprar à vista!XD
      E admito que a não ser que seu carro seja um usado com mais de cinco anos,um seguro pode vir a calhar.

      Excluir